quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Aulas 1 e 2 - Projeto Orientado a Objeto

Análise:

Não tem como falar de Projeto Orientado a Objeto sem antes passarmos por Análise Orientada a Objeto, onde é feito todo o levantamento dos dados que serão utilizados no decorrer do projeto, é na análise que definimos qual caminho que o projeto deverá percorrer, ou seja, quais detalhes, interações e interfaces que o sistema deverá atender aos requisitos que foram levantados a partir da investigação inicial do projeto, partindo desse preceito, saímos da análise para o projeto propriamente dito, chamamos de Transição da Análise para o Projeto.

Projeto:

Não que a análise foi mal elaborada, mas o projeto tem como objetivo ir mais a fundo em suas atribuições, refinando todo levantamento de requisitos que foi realizado pela Análise, na Análise do Projeto serão abordados objetos de software que se interagem, desenvolver o projeto para satisfazer os requisitos se utilizando de métodos e instancias que o projeto será desenvolvido a partir de uma Linguagem OO “JAVA” , Diagramas de Interação (Seqüência ou Colaboração), colaboração entre objetos onde há uma troca de mensagens entre os objetos de um para o outro, se utilizando de métodos que são adotadas na linguagem OO, sem contar que é indispensável o uso da UML para definição de interfaces, classes, domínios, diagramas de seqüência e atividades, tendo a UML como ferramenta de Apoio ao desenvolvimento, as decisões do projeto serão tomadas com maior precisão tornando o projeto mais visível como um todo.

3 comentários:

jbbf disse...

Leandro,

Está bom. É preciso ressaltar, entretanto que POO não é só para java. Na nossa disciplina usamos Java como ferramenta, mas poderia ser qualquer outra. O importante é que o POO faz a transição (ponte) da análise para implementação

Leandro Dalpiaz disse...

Ok professor, a idéia era passar que todas as ferramentas POO pode ser utilizada para fazer esta ponte.

Eliézer disse...

hum! É isso ai! heheh.
A transição é fundamental!